sábado, 16 de junho de 2012

1º dia do Clinic Internacional ANTB


Começou hoje o XXIV Clinic Internacional ANTB com a apresentação de cinco preleções pelos treinadores Matt Langel (norte americano), Murat Ozyer (Turco) e João Freitas (Madeirense)
Murat Ozyer apresentou duas comunicações - Transição defensiva e Zona press 2:2:1. Na transição defensiva refere a importância que uma boa seleção de lançamento tem no processo da transição defensiva. A defesa inicia-se no lançamento e os outros critérios relevantes, seguintes, são ressalto ofensivo e a comunicação. Apresentou diversos exercícios para o desenvolvimento de uma transição defensiva eficaz - 2x1, 2x2, 3x2, 3x3, 4x3, 4x4, 5x3, 5x4 e 5x5.
Na defesa zona press 2:2:1 foram abordados os pormenores de posicionamento dos jogadores e os porquês das opções de pressão sobre a bola, ou não, pressão sobre a linha de passe ou não, orientação dos apoios e determinados espaços,...
O treinador Matt Langel apresentou também duas comunicações - defesa hxh e estratégias defensivas para o bloqueio direto e Lançamento: melhorar a técnica e aumentar a eficácia.
Para este treinador, os conteúdos da defesa de ajuda são abordados todos os dias com a sua equipa. Foram apresentados as diferentes perspetivas de defesa do bloqueio direto, de acordo com o ângulo em que o bloqueio é feito e o local do campo onde ocorre e interligado no jogo de 5x5, com a respetiva defesa de ajuda e as consequentes rotações defensivas. 
Na apresentação dos conteúdos relativos ao lançamento, apresentou as progressões para a correção do lançamento em apoio e diversos exercícios de trabalho de pés e de lançamentos em situações de jogo.
No início da tarde foi a vez do treinador do CAB, João Freitas apresentar a sua comunicação - jogador que trabalha muito, nunca joga mal. Este treinador apresentou a metodologia de trabalho com a sua equipa, transmitindo as estratégias que utiliza para promover nos seus jogadores comportamentos de "combatividade" e agressividade no desempenho dos fundamentos do jogo.
Este foi um dia "cheio" de formação para os treinadores, podendo assimilar as diversas e diferentes perspetivas de ensino dos conteúdos do basquetebol, por cada um dos preletores presentes.
No dia de amanhã iremos poder usufruir ainda de mais três comunicações, das 09 horas às 13h15 assim será!
Diversos vídeos deste clinic serão disponibilizados no canal youtube do Faial Basket, apresentamos de seguida, já um desses vídeos!



Sem comentários: